10.1 - Como continuar estimulando a leitura

# Continue fazendo sessões de leitura compartilhada com seu filho por bastante tempo, até ele tornar-se um leitor independente e fluente. Enquanto estiverem lendo livros pequenos, seu filho pode ler um livro para você e você ler outro livro para ele. Quando começarem a ler livros mais longos, vocês podem revezar-se na leitura, seja das páginas ou dos capítulos.

# Conversem no decorrer da leitura. Faça comentários e perguntas sobre o conteúdo lido, que estimulem seu filho a refletir, a conversar sobre o que ele leu leu e a emitir opiniões.

# Leiam versões diferentes de uma mesma história, e depois comparem as semelhanças e diferenças entre elas. Por exemplo, seu filho lê uma versão mais simples da história dos Três Porquinhos e você lê outra, mais detalhada.

# Consiga livros para seu filho ler, adequados ao seu interesse e nível de compreensão. Vá a bibliotecas ou livrarias procurar títulos. Pergunte para a bibliotecária do colégio quais são os livros preferidos das crianças. Peça dicas para a professora de seu filho. Pergunte para os pais de crianças da mesma idade de seu filho quais livros os filhos deles gostam de ler. Pesquise na internet por "dicas de livros para crianças / adolescentes de ..... anos".

# Descubra o que apaixona seu filho e aprenda o máximo possível sobre esse assunto, em livros e em materiais da internet. Podem ser livros sobre esportes, experiências científicas, animais de estimação, etc. Arranje também alguns livros sobre os personagens dos desenhos e filmes favoritos do seu filho.

# Variem os tipos de texto lidos.
  • Leiam todos os tipos de ficção – ação, fantasia, ficção científica, histórias engraçadas.
  • Leiam todos os tipos de não-ficção – livros sobre outros lugares do mundo, sobre animais selvagens, invenções, etc.
  • Leiam livros que tratem de virtudes e que tenham idéias poderosas e inspiradoras sobre o mundo.
  • Livros de séries são ótimos para leitores relutantes, não havendo problema em se ler livros fáceis interessantes, em vez de romances difíceis.
  • Leiam também poesias, letras de canções, histórias em quadrinhos, charadinhas e piadas, almanaques, reportagens em jornais e revistas, publicações online.

# À medida que a criança evolui como leitora, estimule-a a pensar sobre a maneira como os textos refletem diferentes pontos de vista, crenças e perspectivas. Questione o que o autor de um livro ou artigo quer que o leitor saiba, pense ou acredite. Fale sobre como a linguagem é usada para persuadir as pessoas, mostrando como exemplo os efeitos poderosos da linguagem na publicidade.

# Leiam quando seu filho estiver com tempo livre. Não o proíba de brincar com o argumento de que ele precisa ler. A leitura deve ser um prazer, e não algo encarado como um castigo ou lição de casa.

# Combine com seu filho um plano de uso de mídia. Limite o tempo de entretenimento com telas (TV, computador, etc) para uma ou no máximo duas horas por dia, alternando esse tipo de atividade com os estudos, brincadeiras, leituras, jogos, atividades esportivas, etc.

# Incentive o leitor relutante. Há crianças maiores que às vezes têm preguiça para começar a ler um novo livro mas, depois que iniciam a leitura e se envolvem com o enredo, leem muito bem. Se o seu filho for assim, tente incentivá-lo positivamente, mostrando-lhe um livro interessante e comentando algo que possa despertar-lhe a curiosidade. Se for necessário, continue a ler livros junto com seu filho, revezando-se com ele na leitura das páginas ou dos capítulos. Às vezes, pode ser suficiente lerem juntos os dois primeiros capítulos, até seu filho se envolver com o enredo e ter vontade de continuar sozinho.



Ir para Sugestões de Livros