Atividades Iniciais da 3ª Etapa

As atividades sugeridas nesta página visam introduzir as letras do alfabeto para uma criança pequena (entre 3 e 4 anos de idade), de uma forma leve, gradual e divertida.
Realize-as alternadamente, respeitando o ritmo e o interesse de seu filho.
Continuem brincando, jogando outros jogos e lendo livros de histórias juntos.

Seções:

3.1 - Mostrar letras no dia a dia
3.2 - Alfabeto móvel encaixável
3.3 - Ler um livro do alfabeto ilustrado simples

_________________________________________________________________________


3.1 - Mostrar letras no dia a dia

Esta é uma atividade que pode ser realizada frequentemente, sempre que surgir uma oportunidade.
Alguns exemplos de como você pode mostrar letras no dia a dia:
  • Andando na rua ou no mercado, mostre para seu filho as letras que o rodeiam: mostre as letras em letreiros de lojas (por exemplo, “M” de McDonald’s), nas placas de trânsito (por exemplo, “E” nas placas de permitido/proibido estacionar), em outdoors de propaganda, em letreiros de ônibus, etc.
  • Mostre a letra “T” de Térreo no botão do elevador de prédios.
  • Em casa, mostre letras nos rótulos das embalagens de produtos alimentares (por exemplo, “N” no pote de Nescau ou de Nescafé), na caixa de um brinquedo ou jogo, na capa de livros, em jornais e em revistas.
  • Escreva o nome de seu filho em seus desenhos, e ensine para ele qual é a letra inicial do seu nome.


3.2 - Alfabeto móvel encaixável (letras maiúsculas)

Este brinquedo é muito útil, pois permite a manipulação das letras (tocar, encaixar). Além de ver as letras, a criança também percebe as suas formas pelo sentido do tato.

É possível brincar de várias maneiras. Abaixo, algumas opções de brincadeiras:
  • Destacar as letras, e depois encaixar de volta na base. Ajude a criança a achar o lugar certo, pois ela ainda não conhece as letras nem a ordem alfabética. Diga o nome das letras a medida que elas forem sendo encaixadas, dizendo “do que é cada letra”. Por exemplo, “Este é o X de xícara! Onde a gente pode encaixar o X de xícara?”. Comecem pelas letras já conhecidas, e apresente somente mais umas poucas de cada vez. Deixe a criança se distrair destacando e encaixando as letras livremente, enquanto ela tiver vontade. Quando ela cansar, guarde o brinquedo e continuem outro dia. Aos poucos, em outras oportunidades, vá revisando as letras já conhecidas e apresentando as outras.
  • Classificar as letras pelas cores. Brinquem de separá-las em montinhos de letras vermelhas, verdes, azuis, roxas e cor de laranja (no caso da versão do brinquedo mostrada na ilustração acima).
  • Classificar as letras pelas formas. Brinquem de separar as letras “que dá para passar o dedo dentro do buraco” (A, B, D, O, P, Q, R) das outras letras. Gradualmente, ensine o nome de algumas letras que a criança ainda não conhece. Diga por exemplo “Olha, o Q de queijo tem um buraco no meio! Ele é parecido com o O de ovo, só que tem um rabinho!”.
  • Se o nome do seu filho não tem letras repetidas (por exemplo, Pedro, Julia), o alfabeto móvel pode ser usado para ensiná-lo a escrever o seu nome. Caso contrário, você pode usar letras avulsas de plástico. Separe só as letras do nome do seu filho, e ensine-o a colocá-las na ordem certa para escrever o nome. Por exemplo: “PEDRO. Primeiro vem o P, de Pedro e de papai. Depois, o E de elefante. No meio a gente coloca o D de dado. Depois, o R de rato. Por último, vem o O de ovo. Fica escrito PEDRO”. Estimule seu filho a tentar ordenar as letras sozinho. Em pouco tempo, repetindo a brincadeira em outras oportunidades, ele aprende.


3.3 - Ler um livro do alfabeto ilustrado simples

Primeiramente, confira as recomendações da seção 2.2 - Como ler histórias para seu filho.

Leia para seu filho um livro simples do alfabeto, do tipo que traz as letras e um repertório de figuras cujos nomes iniciam pelas letras. Diga o nome da letra e o nome da figura, reforçando a pronúncia do nome da letra e do som inicial do nome da figura. Por exemplo: “Esta é a letra A. É o A de abelha. É a abelha que faz o mel.”. Você também pode dizer: “Olha só, macaco se escreve com M, a mesma letra que a gente usa para escrever Marcelo!”.

Repitam a leitura do livro de tempos em tempos, conforme o interesse do seu filho. Quando ele já estiver conhecendo algumas letras, faça perguntas durante a leitura: “Você lembra o nome desta letra?” ou “Que outra palavra você conhece que começa com P?”.

Mais adiante, quando seu filho já conhecer bem o livro e as letras, ele pode ler o livro do alfabeto para você, numa sessão de leitura compartilhada – que é quando você lê um livro para a criança, e ela lê um livro para você.

Exemplos de bons livros do tipo alfabeto ilustrado simples:
  • Meu 1º Bichonário - de Marco Hailer, editora Carochinha. Apresenta as letras em páginas duplas: em uma página aparece a letra e, na página ao lado, o animal que a representa. É ótimo para crianças pequenas, iniciantes.
  • Primeiras Descobertas: Alfabeto - editora Todolivro. Traz duas letras por página, com imagens fotográficas que ilustram as palavras iniciadas pelas letras.
  • ABC Curumim já sabe ler - editora Manati. Vários desenhos coloridos ilustram cada uma das letras. Predominam as palavras mais simples e familiares para as crianças, mas também já aparecem algumas novas de maior dificuldade.




Ir para Atividades Avançadas da 3ª Etapa