Recomendações Importantes

# Antes de se preocupar em ajudar seu filho a aprender a ler, os pais devem certificar-se de estar estimulando o seu aprendizado de modo geral. Os pais podem ajudar seu filho a aprender inúmeras coisas, entre elas, a ler. Este site dá dicas sobre como favorecer o aprendizado da leitura, mas isso não deve ser uma meta única nem prioritária. Ver 1ª Etapa: Estimular o Aprendizado Geral.

# Antes de pensar em introduzir as letras, os pais devem se esforçar para estimular em seu filho o interesse e o gosto pela leitura. A motivação é muito importante no aprendizado da leitura infantil. E os pais estimulam a criança a se interessar pela leitura quando adotam procedimentos para que ela perceba a função comunicativa da escrita e quando leem livros de histórias para ela desde pequena. Ver 2ª Etapa: Estimular o Gosto pela Leitura.

# A maioria das crianças não está pronta para aprender as letras antes dos 3 anos de idade. Os pais podem começar a introduzir as letras após essa idade, mas sempre respeitando o interesse da criança. A exposição das letras à criança pelos pais deve ser divertida, gradual, isenta de pressão e feita através de atividades lúdicas. Antes de iniciar a 3ª Etapa, ver Como Realizar as Atividades.

# O aprendizado da leitura é um processo longo, que envolve vários sistemas e a aquisição de habilidades específicas. Embora ele possa ser iniciado após os 3 anos de idade, só vai se concluir alguns anos mais tarde. A criança vai construir conhecimentos gradualmente, à medida em que passar por várias etapas sucessivas e complexas, até chegar ao nível de alfabetizada. É preciso ter muita calma e saber respeitar o processo de maturação da criança, pois tudo o que ela precisa é de tempo, prática e apoio.

# Família e escola devem trabalhar juntas para que o objetivo de aprendizagem dos filhos-alunos seja alcançado. Essas duas instituições são distintas e tem papéis diferenciados, mas uma pode complementar a outra, atuando em parceria. Leia mais em Como ajudar seu filho a aprender mais na escola.

# Transtornos de aprendizagem escolar afetam até 10% das crianças em idade escolar. Quando pais e professores detectam que a criança tem dificuldades de leitura e escrita, deve-se procurar ajuda especializada.