Atividades Iniciais da 7ª Etapa

Nesta página, os mesmos jogos pedagógicos já usados nas atividades iniciais da 6ª Etapa servem agora para ajudar a criança a se familiarizar com as palavras com sílabas complexas.

Seções:

7.1 - Jogo Pedagógico: Jogo do AEIOU 2
7.2 - Jogo Pedagógico: Jogo das Sílabas 2
7.3 - Jogos Online

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7.1 - Jogo Pedagógico do AEIOU 2

O Jogo do AEIOU 2 consiste em cartelas com o nome de figuras diversas, com espaços em branco entre as consoantes para serem completados com as vogais corretas.

Existe uma versão do jogo para comprar, o AEIOU dos Bichinhos da Pais e Filhos, já mencionado nas atividades da 6ª Etapa. Se você havia escolhido essa opção, continuem brincando com as palavras de sílabas simples (sapo, cavalo, jacaré, etc), e passem a completar também um grupo de palavras de sílabas complexas a cada nova vez que jogarem. Comecem com as palavras porco, morcego, lagarto e urso; outra vez, acrescentem tigre, grilo e zebra; outra vez ainda, lontra, canguru e caracol. Depois dessas, acrescentem as palavras com "ão" (cão, tubarão e leão), com "lh" (ovelha e coelho) e, por último, esquilo e pinguim.

Jogo AEIOU dos Bichinhos

No Jogo do AEIOU 2 para imprimir em anexo há 28 cartelas de palavras de sílabas complexas, organizadas por grupos de palavras com complexidade semelhante.


Material necessário: 6 folhas com as cartelas das palavras e 2 folhas com as fichas das vogais*. Imprima uma cópia de cada uma das folhas com as cartelas das palavras e das folhas com as fichas das vogais. Para que fiquem bonitas e resistentes, imprima em um papel mais espesso (couchê 210g), ou então mande plastificar. Recorte as fichas das vogais nas linhas divisórias.
*Observação: Se você ainda tem as fichas com as vogais que foram usadas para o Jogo do AEIOU 1 na 6ª Etapa, pode imprimir só as folhas com as cartelas.

Modo de jogar: Separe as fichas com as vogais em 6 montinhos e coloque-os lado a lado, na seguinte ordem: A – E – I – O – U - Ã. Explique para a criança que vocês vão brincar de completar os nomes das figuras das cartelas, colocando as vogais que estão faltando nas palavras.
  • Pegue a Cartela 1, com as palavras corda, garfo, livro, bruxa, ferro e gorro. Recorte nas linhas tracejadas, separando as palavras umas das outras, para poder trabalhar melhor com cada uma delas individualmente. Comecem pela palavra “CORDA”. Diga o nome da figura pausadamente (“COR-DA”) e pergunte para a criança qual vogal devemos colocar entre as letras “C” e “R” para escrever “COR”. Leia para a criança como vai ficar a palavra com a vogal que ela escolheu, por exemplo, “A”: “Se a gente colocar um A, vamos escrever CAAR-DA” (enfatizando a pronúncia da letra A na 1ª sílaba). Deixe a criança ir tentando com as outras vogais, sempre lendo para ela como fica a palavra com a vogal que foi escolhida, até ela acertar: “Isso, com o O fica COR, e com COR dá para escrever COR-DA”. Então, passem para a sílaba seguinte: “E ao lado do D, qual vogal devemos colocar para ficar escrito DA, de COR-DAA?” (enfatizando a pronúncia da letra “A”). Proceda da mesma maneira com as outras 5 palavras da cartela.
  • A 2ª cartela traz as palavras milho, folha, fogão, balão, vento e xampu. Explique para a criança que para fazer o som “ÃO” do final de fogão e balão precisamos juntar o A com til e o O.
  • A 3ª cartela traz as palavras castelo, estrela, vinho e galinha. Procedam como recomendado para a 1ª cartela, completando uma vogal de cada vez, você sempre lendo para a criança como vai ficando a palavra de acordo com as vogais que ela escolhe.
  • A 4ª cartela traz as palavras mochila, chuva, planeta e flores. Explique que algumas palavras são escritas com CH, mas que o som fica como o da letra X.
  • A 5ª cartela traz as palavras aquário, quatro, queijo e biquini. Explique que a letra Q sempre é seguida por um U e por mais outra vogal.
  • A 6ª cartela traz as palavras foguete, língua, pêssego e palhaço. Explique que em algumas palavras a letra G também é seguida de U mais outra vogal. Além disso, explique que algumas palavras como palhaço são escritas com a letra Ç, e que ela tem som de S.
Completem uma ou duas cartelas por vez, conforme o interesse e a atenção da criança. Façam a atividade por partes, ao longo de vários dias. Repitam até ficar fácil.


7.2 - Jogo das Sílabas 2

O Jogo das Sílabas 2 consiste em fichas com figuras e com as sílabas que formam o nome dessas figuras. A criança precisa separar as fichas de cada uma das figuras, e depois organizá-las na ordem correta para formar os nomes das figuras.


Material necessário: 3 folhas com as fichas com figuras e sílabas. Imprima as folhas com as fichas em anexo. Para que fiquem bonitas e resistentes, imprima em um papel mais espesso (couchê 210g), ou então mande plastificar. Ao todo são 29 palavras, de duas, três e quatro sílabas.

Modo de jogar: Da primeira vez que forem jogar, separe apenas as fichas das palavras de duas sílabas. Explique para seu filho que primeiro ele deve separar as fichas, de acordo com as figuras que elas trazem: as de maçã, régua, cobra, pomba, etc. Depois, é só ordenar as fichas e ler como ficam os nomes. Da próxima vez, joguem com as fichas das palavras de três e de quatro sílabas e, depois, com todas elas.


7.3 - Jogos Online

O Jogo do AEIOU 2 apenas introduz as palavras de sílabas complexas. É importante treinar mais, com palavras variadas. Isso pode ser feito com a ajuda de alguns jogos online, como os recomendados abaixo. São todos jogos de completar as palavras com as vogais que faltam, trazendo misturadas palavras de sílabas simples com palavras de sílabas complexas. É recomendável estar junto com a criança, lendo para ela como vão ficando as palavras com as vogais escolhidas para completar os espaços.
  • Sílabas e Figuras - site HVirtua. É um jogo de juntar sílabas para formar o nome de figuras, com som. Os níveis fácil e médio já foram jogados na 6ª Etapa. Joguem agora o nível difícil, que contém algumas palavras de sílabas complexas.




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