Atividades Iniciais da 5ª Etapa

O objetivo das duas atividades sugeridas nesta página é estimular a criança a refletir sobre os sons que compõem as palavras.
O jogo batalha de palavras é especialmente útil, pois ajuda a criança a perceber que as palavras são formadas por unidades sonoras menores e a aprender a segmentar as palavras em sílabas. Esse conhecimento será importante logo mais adiante, na hora de construir palavras na 6ª Etapa.

Seções:

5.1 - Jogo pedagógico: Batalha de Palavras
5.2 - Desafio de associar Rimas

_________________________________________________________________________


5.1 - Jogo Batalha de Palavras

# Atividade Preparatória 1: Jogo Batalha de Números

É melhor que se jogue primeiro a Batalha de Números, mais simples, para depois a criança conseguir entender mais facilmente o funcionamento da Batalha de Palavras.

Os cartões para imprimir e as instruções de como jogar estão na seção Jogos de Matemática para crianças de 3 a 6 anos.


# Atividade Preparatória 2: Classificar os cartões do jogo Batalha de Palavras quanto ao número de sílabas

Material necessário: Números de 1 a 5 (de plástico, de EVA, escritos em papel); 24 cartões com figuras cujos nomes variem quanto ao número de sílabas.
Imprima as duas páginas com os cartões de figuras em anexo. Para que fiquem resistentes, imprima em um papel mais espesso (Couchê 210g), ou então mande plastificar. Recorte nas linhas divisórias, obtendo os 24 cartões.

Modo de jogar: Coloque os números sobre a mesa onde vocês vão jogar, distribuídos numa fila vertical, em ordem crescente de cima para baixo: 1 – 2 – 3 – 4 – 5. Pegue um dos cartões do jogo, que mostre uma figura cujo nome tenha duas sílabas – por exemplo, gato. Peça para a criança dizer o nome dessa figura. Repita o nome da figura, pronunciando as sílabas pausadamente (gaa – too), e então pergunte quantos pedaços tem essa palavra. Se a criança tiver dificuldade, ajude acompanhando com os seus dedos: feche a mão e, à medida em que pronuncia pausadamente as sílabas, abra os dedos. No “gaa” você abre o indicador, e no “too” você abre o dedo médio, ficando com dois dedos abertos. Repita até a criança entender e acertar que a palavra gato tem duas sílabas. Então, coloquem esse cartão na mesa, ao lado do número dois. Pegue outro cartão, com uma figura cujo nome tenha três sílabas – por exemplo, sapato. Repita tudo como fez para “gato”, só que mostrando ao todo três dedos, um dedo para cada uma das sílabas de “sapato”. Depois de a criança acertar, coloquem o cartão na mesa, ao lado do número três. Continuem, repetindo toda a operação para cada um dos cartões, até classificarem todos eles quanto ao número de sílabas. Se foi fácil fazer essa atividade preparatória, vocês já podem jogar Batalha de Palavras.


# Atividade Principal: Jogo Batalha de Palavras

Material necessário: Os 24 cartões com figuras cujos nomes variem quanto ao número de sílabas, já usados na Atividade Preparatória 2 acima.

Modo de jogar: Participam dois jogadores, você e seu filho. Embaralhe os cartões e distribua-os igualmente entre vocês, 12 para cada um. Cada jogador faz um monte com seus cartões, deixando as faces com figuras viradas para baixo. Os dois jogadores desviram o cartão de cima de seus montes ao mesmo tempo, e comparam o número de sílabas das figuras. Quem tiver a figura com o maior número de sílabas fica com os dois cartões (o próprio e o do adversário). Se houver empate, cada jogador desvira mais um cartão do seu monte e, quem tiver o cartão com a figura com o maior número de sílabas, fica com os quatro. Cada jogador vai separando os cartões que ganhou. O jogo termina quando acabarem os montes iniciais, e o vencedor é quem conseguiu ficar com o maior número de cartões.


5.2 - Desafio de Associar Rimas

# Atividade Preparatória: Cantar uma música com rimas

Ouçam e cantem juntos uma música com rimas – por exemplo, “Fui ao Mercado”, com a letra em anexo abaixo. Identifiquem as rimas da música: café rima com pé; roxa rima com coxa; melão rima com mão; jerimum rima com bumbum; giz rima com nariz. Pergunte se a criança lembra de outras palavras que rimam com as palavras da música – por exemplo: chulé e jacaré; limão e feijão; atum e pum; chafariz e feliz.



# Atividade Principal: Desafio de associar Rimas

Material necessário: 24 cartões contendo duplas e trios de figuras cujos nomes rimam – os mesmos cartões que foram usados para o jogo Batalha de Palavras.

  • Duplas: pente - presente; sol - futebol; bola - sacola; tomate - chocolate; pá - sofá; ponte - rinoceronte.
  • Trios: mão - fogão - televisão; gato - rato - sapato; caneta - gaveta - borboleta; ventilador - refrigerador - escorregador.
Modo de jogar: Embaralhe os cartões e espalhe-os em cima de uma mesa, com as figuras voltadas para cima. Leiam em voz alta o nome de todas as figuras. Pegue o cartão com a figura do fogão, e desafie a criança a encontrar dois outros cartões com figuras cujos nomes rimam com fogão. Se necessário, leiam novamente o nome das figuras uma por uma, perguntando: “Gato rima com fogão? Tomate rima com fogão? Mão rima com fogão?”. Quando encontrarem os dois cartões com figuras que rimam com fogão, separe os três cartões, e coloque-os em um canto da mesa, posicionados lado a lado. Continuem procurando e separando as duplas e os trios de figuras que rimam, até terminarem todos os cartões que estavam embaralhados sobre a mesa.




Ir para Atividades Avançadas da 5ª Etapa

Voltar para 5ª Etapa: Consciência Fonológica