Atividades Iniciais da 4ª Etapa

A prática das atividades desta página ajuda a criança a aumentar o repertório de palavras conhecidas iniciadas por cada uma das letras, o que favorece o aprendizado da relação de cada letra com o seu respectivo som.

Seções:

4.1 - Jogos pedagógicos: ABC Animado e/ou Trilha do Alfabeto
4.2 - Ler outro livro do alfabeto ilustrado

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4.1 - Jogos Pedagógicos

# ABC Animado da Grow

A brincadeira consiste em associar as cartelas das letras com as cartelas das figuras, de acordo com a letra inicial dos nomes das figuras.
Quando jogarem pela primeira vez, comece separando só alguns conjuntos que tragam associações já conhecidas pela criança. Por exemplo, separe os conjuntos das letras C, J, R, S, X e Z, para o caso de a criança já saber associar C com casa, J com jacaré, R com rato, S com sapo, X com xícara e Z com zebra. Embaralhe as cartelas sobre a mesa e deixe a criança tentar montar. À medida em que ela for encaixando as cartelas, “leiam” o nome de cada uma das letras e das suas três figuras/palavras associadas. Desse modo, se a criança já conhece o C de casa, vai aprender que o C também é de coração e de cachorro, e assim por diante, para cada uma das outras letras. Se foi fácil de encaixar, vá alcançando mais alguns conjuntos embaralhados, até montarem tudo.


# Trilha do Alfabeto

Material necessário: um dado; um pino colorido para cada jogador; uma folha com a trilha; 45 fichas com figuras e letras. Imprima a folha da trilha e a folha com as fichas em anexo. Para ficar mais bonito e resistente, você pode imprimir e plastificar, ou imprimir em papel couchê 210g. Recorte as fichas com figuras nas linhas divisórias.


Modo de jogar: Coloque a folha da trilha sobre a mesa onde vocês vão jogar, e espalhe as fichas com as figuras ao redor. Posicionem os pinos dos jogadores na casa “Início e Fim”. O primeiro jogador lança o dado e anda o número de casas indicado pelo dado, parando na casa de uma letra. Pode então coletar da mesa uma ficha dessa letra. Por exemplo, se parou na casa da letra “C”, pode coletar a figura da casa ou a figura do coração (só uma das duas). O jogador seguinte faz o mesmo procedimento: lança o dado, anda algumas casas, e coleta uma ficha. É preciso percorrer a trilha até a casa da “meia volta” e depois retornar até a casa “início e fim”. Se um jogador parar na casa de uma letra e já não houver mais fichas daquela letra na mesa, não coleta nada. O jogo só termina depois que todos voltarem à casa “início e fim”. O vencedor é o jogador que conseguiu o maior número de fichas. Se houver empate, ganha quem coletou mais fichas de vogais.


4.2 - Ler outro livro do alfabeto ilustrado

Primeiramente, confira as recomendações da seção 2.2 - Como ler histórias para seu filho.

Leia para seu filho uma versão menos simples de livro do alfabeto, com um repertório maior de palavras inseridas em frases, historinhas ou poesias. Repitam a leitura do livro de tempos em tempos, conforme o interesse do seu filho. Faça perguntas durante a leitura: “Você lembra o nome de um outro animal que começa com a letra C?” ou “Que palavras você conhece que começam com O?”.

Exemplos de bons livros do tipo alfabeto ilustrado menos simples:
  • Palavras muitas palavras, de Ruth Rocha, editora Salamandra. Cada letra é apresentada com um pequeno texto que traz um repertório de palavras ou uma rima ou parlenda. Os desenhos ilustram as palavras do texto.

  • Um mundo chamado Alfabeto, de Marco Hailer, editora Carochinha. Cada letra traz um repertório de palavras e também pequenos textos como parlendas e trava-línguas. São duas páginas por letra, com ilustrações bem coloridas.




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